quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O mar

"Chega um pouco de contos. Eles dizendo ou não pelo que eu estou passando. Lá vai para vocês uns pensamentos meus sobre pequenas situações da vida."





Tive a ideia de escrever devido a sensação que está em mim essa semana. O pensamento que melhor ilustra ela é a ideia de estar perto de um pequeno penhasco, que da direto para o mar agitado. Eu a pouco tempo atrás estava de costas para a queda, para o mar. Eu estava fazendo pequenos movimentos e tendo pequenas conversas para que não acontecesse o que eu sentia que ia acontecer ou o que eu queria que acontecesse.
Bom, no fim o que importa é que os pequenos passos para a frente não me impediram de cair de costas e eu já contava com isso. A queda foi a sensação de veio depois disso. Vocês sabem muito bem qual a sensação de cair. Você fica atordoado e quando vê o chão, ou nesse caso a agua, já chegou em você. Tirando a metáfora, eu estava com a sensação, não, eu estava com a certeza que algo grande viria em direção ao meu rosto, por que segundos antes eu estava com a sensação de ter perdido o chão.
O que nos leva, meu leitor, a sensação que estou hoje. Sempre odeie essa sensação, mas alguém muito forte e muito sábio me ensinou a tirar o máximo proveito dela, hoje eu acho essa sensação excitante.
Eu estou no mar, sendo jogado de um lado para o outro pelas ondas. Eu odiava me sentir assim. O frio na barriga de não saber aonde vai parar, a vontade incessante de querer controlar tudo o que está acontecendo a sua volta. O medo de sair da agua muito pior do que quando você entrou.
O porque deu gostar dessa sensação? Eu explico. Eu sempre fui controlador e calculista com tudo o que ocorria a minha volta, isso varias vezes me impediu de passar por varias mudanças que poderiam ter me ajudado. a grande verdade é que sempre tinha mais medo do mar do que da queda. Eu evitava a queda para não ir para o mar.
Muito metafórico? Ok... vamos lá... a muito via uma mudança chegando, uma mudança que poderia dar tão certo quanto algo pode dar e que poderia dar tão errado que acabaria com muitas das coisas que eu preso boas. Essa mudança veio como uma maré alta e bateu no penhasco com força. Eu tentei controlar sua chegada, fazer a mudança chegar aos poucos, mas foi inútil. Ela veio e ficou me chamando, sussurrando meu nome, batendo contra as pedras com força, apenas para mostrar seu potencial e sua força.
Ela sempre disse para eu deixar as coisas rolarem e até agora ela ainda não errou. Ela sabe o quão emocionante a sensação de ser jogado de um lado para o outro pode ser se você não tenta se debater e se estabilizar. É como estou agora, o frio na barriga está sempre lá antes de ir dormir. -Aonde tudo isso vai me levar?.
Eu me pergunto enquanto fecho os meus olhos.
-Espero que o final seja bom.
Ou como sei que ela também diria:
-"Espero que o final seja bom, ou pelo menos que a viagem valha a pena."
Todos sempre dizem a expressão: Construir uma vida. Como se a vida fosse feita apenas das coisas solidas. Acho que existe muito mais vida em momentos como esses. (Me sinto vivo como raramente me senti). Você pode construir sua vida, como uma barraca na praia. É bom, quando você sai do mar agitado a sensação de segurança que a terra te dá. É esplêndida. É como pegar fôlego. Por isso hoje eu digo aos que tentam "construir" suas vidas em terra firme: não se esqueçam de ir para a agua de vez em quando, nunca se sabe aonde ela pode te levar.


"Hoje eu to curtindo esse medo, mas amanha eu vou querer que ele passe logo."

2 comentários:

  1. Entendi cada metáfora usada no seu texto ...eu acho pelo menos
    Mara demais!Te amo, e continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Espero profundamente que o caminho seja bom pra você, porque o fim chega anyway.
    Você acaba de perder uma característica ruim: a de querer controlar o que não tem controle. O pior é a decepção de quando as coisas não acabam do jeito que a gente queria òó mó merda... acho que entendo como é a sensação de li-te-ral-men-te não saber o que vai ser do dia seguinte, ou o que vai acontecer daqui a uns meses, então espero que o caminho até lá seja o melhor possível! É só isso que interessa. Meu coment já tá enorme, mas é pq eu gostei do muito do post! Espero muito estar nesse seu caminho, ok? Seja ele bom ou ruim. Bjs!!

    ResponderExcluir